quarta-feira, 29 de junho de 2011

CDB atrelado ao IPCA ou Pré?

É, depois do banho de realidade que tomei como descrito no post anterior quando me lembrei que vou envelhecer  (Godmode off) me vem uma redução momentânea(espero eu) do salário, de R$ 2.300,00 vou receber míseros R$ 1.300,00 (se bem que nessa redução também minha jornada reduz a 5 horas).
Depois de recobrado o humor e as sinapses vou ter que levar em consideração agora dois pressupostos para meus planos de dominar o mundo. rsrsrs



O meu objetivo mesmo era parar no milho grande... mas pensando nas praticidades da vida vou tornar meu objetivo menos grandioso me atrelando somente a independência financeira, que obterei quando conseguir 6 mil por mês apenas com os rendimentos dos meus ativos já descontado o IR e a inflação.


Objetivo de longo prazo
10 anos para conseguir 6 mil por mês

Diante dessa situação tive que fazer uma pequena reformulação no meu plano de renda fixa, renda variável continua o mesmo, por enquanto.


Não aceitar de agora em diante renda fixa que não me retorne pelo menos 1% a.m. certos

Isso me fez rever meus planos junto ao CDB indexado ao IPCA de 3 anos do banco Sofisa, vi que para conseguir uma remuneração de 1,08% a.m. como promete o CDB pré de 3 anos deles o IPCA do ano tinha que ser de 6,02% todos os anos. 

Obs. Agora eles subiram a taxa de juros fixa para 7,68%+IPCA, antes era de 7,55%+IPCA, isso porque acho que a minha vista estava boa quando vi as rentabilidades pela primeira vez.

Fui posteriormente a um site ver a porcentagem histórica do IPCA pelo IBGE e tive uma surpresa, pois a última vez que superou 6,02% foi em 2004 quando ficou em 7,60%, e desde 2005 percebe-se uma “estabilidade” onde em 7 anos o máximo que atingiu foi 5,90%. 

E o que tem de crítica ao governo da tia Dilma pra essa taxa de 6,18% nesse ano não tá escrito... Vai ter que baixar pros anos posteriores.

As projeções desse índice para 2010 se alteram a cada comunicado do BC, a desse ano é satisfatória, de cerca de 6,18%, mas a do ano que vem é de 5,16%, com tendências de baixa, não serve pra mim, pois pego esse ano de 2010 do meio pro final e ano que vem não me dá uma boa perspectiva, ainda sobra 2013, mas mesmo assim acho difícil superar os 6,02% que preciso e ainda cobrir as possíveis baixas do ano anterior.

Vale lembrar que as projeções sofrem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Tenho que salientar que esse índice quanto maior para investidores nesse produto é melhor, mas como cidadãos comuns quanto maior pior, e a grande maioria da população, a que detém o poder dos votos, meus caros, não é sequer investidora...

E ainda tem mais, 2012 é ano de eleições, políticos... partidos... Vai estar na hora de mostrar que tudo está indo às mil maravilhas (ou quase) para a grande maioria da população, nunca duvidem da amplitude de uma boa politicagem...

Com a extrema cautela que tem minha singela análise e a exigência de minhas metas vejo uma grande possibilidade de o CDB atrelado ao IPCA não render tanto quanto o CDB prefixado também de 3 anos.

Sendo assim há fortes tendências de mudança na minha direção(Graças a Deus ainda a tempo) para o CDB prefixado de 3 anos com 1,08% a.m. pretendo fazer esse aporte logo quando o montante que desejo vier a mim como bezerrinhos desmamados. 

E aí o que acham? 

3 comentários:

  1. Sugiro vc utilizar como meta intermediária
    a Taxa de riqueza ao invés de um valor absoluto como 6 mil reais.

    Taxa de riqueza (total investido * rentabilidade CDI do mês)/despesa do mês

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Não preocupo com renda fixa com retorno muito mais espetaculares do que o tesouro direto.
    A principal função da renda fixa pra mim é de ter dinheiro disponível para investir em ações quando o mercado estiver em baixa.
    abs

    ResponderExcluir
  3. pois é, olhei hoje no jornal que o acumulado em 12 meses já bateu os 6 e poucos porcento... repensar as preferências no CDB faz bem...

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade