sábado, 4 de junho de 2011

Deixem eu me apresentar...

Precisamente nesse momento tenho 24 anos e três meses, a Bovespa está em baixa e ninguém sabe direito o porquê, e já estou menos cru em relação a investimentos e com R$8k em conta poupança e R$69k em LTN`s com vencimento em 2012 que me promete voltar R$85k líquidos.

Minha meta inicial é de começar meus investimentos `grossos` quando completar 25 anos, mais precisamente quando eu puder sacar minhas LTN`s, já que a idéia de viver de renda sendo sustentado pela poupança só se tornaria realidade daqui há uns 120 anos e eu ainda estava muito cru no estudos de investimentos.

Já estava me polindo para que quando a bolsa estivesse fértil eu entrasse sem fazer besteira, por isso fiz um curso básico da xp sobre a bolsa de valores, gostei do conteúdo, só não gostei do empurra empurra de produtos e da extrema coerção que os mesmos se utilizam para que os ali presentes abram uma conta na corretora no plano mais caro, como se fosse parte do curso abrir uma conta ali. Depois de algumas insistências lá fui-me embora.

Não digo que desta água não beberei, mas meus planos de investimentos ainda estão bem básicos por este começo, e não preciso de uma corretagem+custódia absurda e a falsa segurança de pedir pitaco para que alguém mexa no MEU dinheiro, já sou bem grandinho, disponho de tempo(mais ou menos, nesse ponto é bom ser positivo) para aprender, sou da cultura do DIT (do it yourself). Quando eu quiser me aventurar em algo que não sei, que não tenha tempo e/ou vontade de aprender a mexer contratarei um.

Já sei o que alguns pensaram, esse tá doido! Vai entrar na bolsa só com o conhecimento básico, vai perder tudo, chorar as pitangas e vai aprender a lição! Otário!

Talvez sim talvez não... quem viver verá!

Pois então, voltando ao papitcho sobre corretoras, eu então peguei minhas tralhas e fui pra mirae para investimento em ações, essa sovinice a lá Buffet ainda vai me trazer bons frutos, as pessoas tendem a menosprezar os pequenos números... Eles fazem milagres no longo prazo!!

Falando em pequenos números, quando eu estava ainda pensando sobre transferência de recursos me lembrei que tinha que ser por DOC ou TED, e se paga por isso! Ah, mas eu fiquei irritado!! E como o interessado sempre dá um jeito pesquisei até de madrugada nesse dia, quase não dormi, mas achei a solução: iconta itaú! Não pago nadaaaaaa!!! Conta corrente com direito a transferências eletrônicas gratuitas, sem manutenção e sem aquelas taxinhas escrotas que tiram qualquer um do sério, só tem é treinar o não na hora de abrir a conta, porque a atendente vai te empurrar uma porção de servicinhos, e você tem que dizer NÃO!!!! 

Aí você pensa
-Ah, mas são baratinhas... coisa pouca...
Eu respondo:
O banco não despreza os números pequenos que você despreza! Por isso que ele é rico, e vc...

Aqui está meu primeiro post, ainda bem básico...

4 comentários:

  1. S.I.
    Parabéns pelo blog. O deixarei salvo em meus favoritos para acompanhar sua trajetória!
    Estou em situação muito parecida com a sua. A única diferença é que estou no momento com 31 anos. Comecei tardiamente (há 4 anos) a investir.
    Tbém busco esta independência financeira que tanto almejamos.
    Parabéns mais uma vez.
    Um abraço, Cadu
    car_tav@yahoo.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e sucessos à frente.

    ResponderExcluir
  3. Cadu, nunca é tarde!! o importante é a conscientização, eu tive sorte de ter uma luz e começar cedo, e agradeço muito aos céus por isso, porque independência financeira foi algo que ninguém do meu meio me ensinou ou sequer falou pra mim. Cadu, você tb tem blog? se não tiver faz um é ótimo pra trocar experiências e se organizar.

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade