quinta-feira, 23 de junho de 2011

Números, eu quero números!


Olá pessoas!

Andei algumas semanas sem postar nada, começo ruim para um blog iniciante... hehehe

Mas enfim, estava escrevendo menos e pensando mais, mas já está na hora de parar de coçar o saco com teorias e me mexer de verdade.

Essa semana tomei vergonha na cara e criei minha estratégia, enfim, o negócio é deixar de lenga lenga e ir aos números:

No todo habitam em meu CPF ativos de R$ 85.085,65.



R$ que tenho livre:

R$ 8.689,54 em caderneta de poupança na caixa – economias.


A primeira coisa que irei fazer é mover tudo para minha iconta do itaú, e sacando um milão por dia pra não pegar fila no atendimento e depositando no envelope da agência, porque ficar pagando toda a vida por transferências que só vou fazer pela intenet é o fim da picada. (Sou sovina mesmo e daí? O Banco é que já está rico, e eu ainda não!)

R$ que está no c* da galinha:



R$ 5.000,00 de corretagem por uma venda que já está engatilhada e que espero receber em breve.

R$ 1.500,00 que separo r-e-l-i-g-i-o-s-a-m-e-n-t-e do meu salário de 2.300,00. (Creio que nem todos possam separar mais que 50% do que ganha, mas sou privilegiado, pois não gasto muito e moro com a mamãe. Gugudádá!)



R$ comprometido:

R$ 69.896,11 em LTN no tesouro direto com vencimento em 01/2013 com promessa de me voltar R$ 85k e uns quebrados já descontado o IR.


Então vamos por no papel no blog o que se passa na caixola para alocação dos ativos não comprometidos:

50% em renda variável
BOVA 11
SMAL11

Aqui pretendo repartir meio a meio pra cada um, com a carência pessoal mínima de 2 anos, pois no ishares o que se paga de IR é sempre de 15%, independente do volume, então vou deixar os dois anos como se fosse um fundo normal para valer a pena os 15%, ou pelo menos ter a sensação de que estou aproveitando o máximo um suposto 'benefício' do leão.

40% em renda fixa

Eis uma questão a ser analisada com cuidado, renda fixa por renda fixa eu já estou no tesouro direto, então decidi pesquisar mais sobre opções melhores e tive uma boa surpresa.

Vi alguns CDB's que me interessaram, primeiramente o do banco Ficsa S/A e o do Sofisa, procurei saber dos produtos, esclarecimentos coisa e tal.

De primeira fiquei com um pé atrás com o Ficsa S/A e achei a apresentação muito firulenta em relação aos retornos (o que passou a impressão de desespero para arrancar R$ dos investidores), obscura em relação as rentabilidades.

E digo o porquê, vi um banner sobre um prazo especial de 2222 dias que promete 100% de lucro sobre o valor investido, mas se é CDB a porcentagem não tinha que ser calculada em cima de alguma porcentagem por exemplo do CDI? Aqui o cálculo levou em consideração o valor investido, sem tabelas, sem indexadores, sem explicações, sem nada...

Alí só achei um simulador até que bonitinho, mas sem esclarecer direito o(s)? produto(s)? em si, eu acho que é pré com liquidez previsionada, mas por achismo mesmo, eles colocam a postos chat para atendimento, mas sinceramente não tenho tempo pra 'chatear' com atendentes sobre dúvidas básicas.

Enfim, posso até estar enganado com a minha impressão e esse banco se tornar um itaú da vida, gerando lucros estupendos para seus investidores que estavam lá quando o atleta deu sua primeira corrida, mas sinceramente, não me convenceu.

E tem também o Sofisa, esse me agradou mais, me senti bem mais à vontade no site deles, tudo com o bê-a-bá explicando cada produto, gerando a tranquilidade que uma aplicação de renda fixa tem que ter, com prazos razoáveis e explicando exatamente porque o meu dinheiro vai render tal porcentagem, esse me convenceu, e tendo uma plataforma mais limpa e explicativa fui seduzido por um produto deles, o CDB indexado ao IPCA, enfim, é nesse que vou me lambuzar, mas como nada é perfeito ainda me restou uma dúvida que não estava esclarecida no site, se é possível fazer aportes mensais, já o meu prazo é longo, e infelizmente não é, a paulada é só uma...

Como a paulada é certeira tenho que ter cuidado aqui pra não choramingar depois por ter aportado um valor muito pequeno.


Quero chegar na plenitude da minha alocação em 2013 quando o tesouro direto espocar minha LTN com seus filhotes, por ali faço a previsão de estar com 150k no todo, então farei o maior aporte possível logo nesse CDB de 3 anos que paga 7,55% + IPCA e posteriormente se não aparecer uma renda fixa mais interessante o CDB de 2 anos de 7,40% + IPCA vai ver o meu rico dinheirinho.

10% em ações de carteira própria

Esses vão pro meu aprendizado em ações.

Vou brincar um pouco com o home broker da mirae, utilizar algumas análises e ver como eu me saio.

Portanto para não parecer que estou me contradizendo vou colocar em ordem:


1o. Transferir meus trocados pro itaú
2o. Juntar todas as moedas e injetar no Sofisa 7,55% + IPCA
3o. Paulatinamente com o R$ do suor da camisa vou entrar na bolsa pelo ishares
4o. Como 10% do que eu separar do salário é uma piada pra se começar na bolsa(pelo menos pra mim) vou juntar e esperar alguns meses até o BOVA11 e SMAL11 criar um corpitcho.
5o. E finalmente vou pra minhas ações de verdade quando eu estiver com pelo menos 1k. (sim sou medroso mesmo, aqui ponho o rabinho entre as pernas e declaro o meu medo e a minha burridade inexperiênia inicial na BOVESPA)



Isso tudo enquanto o tesouro direto não espocar o balão.

5 comentários:

  1. Olá SI,
    Vc está com um ótimo capital inicial, ótima idade e um bom poder de aporte.
    Posteriormente comento sobre sua estratégia.
    Analisando rapidamente já está começando bem, diverficando os investimentos.
    Irei acompanhar sua jornada!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Um salve para o meu primeiro comentário!!
    Valeu ID!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Ficamos felizes que você gostou do nosso site. Estamos trabalhando duro para deixá-lo o mais amigável possível.

    Acho que você está no caminho certo para atingir seus objetivos, sua estratégia parece muito boa e o fundamental será a disciplina.

    Tenho a impressão que você deve mudar agora mesmo da LTN para o nosso CDB, mesmo considerando uma eventual perda no IR. A diferença de rentabilidade é significativa. Se você postar a data que fez o aporte no Tesouro posso montar uma planilha para ver se vale a pena considerando as alíquotas de IR. Mandamos para você conferir e tomar sua decisão.

    Parabens novamente.

    Abraços,

    direto@sofisadireto.com.br
    Banco Sofisa Direto

    ResponderExcluir
  4. SD aqui??? Nossa que legal. *.* Adorei o site e rentabilidade deles, só não investi pois tenho uma pequena possibilidade de aportes (R$ 100,00 mensais), então não teria como carregar o CDB... Mas quando eu tiver um montante maior, irei repensar, COM CERTEZA!!!

    ResponderExcluir
  5. Ruani, vai na fé, e na disciplina é claro!
    Vou deixar meu TD quieto, até pq se tirasse tudo de lá meu FGC ia pro saco, mas apróxima leva de R$ vai pra lá

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade